Aves Exóticas

Diamante Bichenov

 
 
Reino: Animali
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Estrildidae
Género: Taeniopygia
Espécie: T. bichenovii
Nome comum: diamante Bichenov
Nome científico: Poephila bichenovili
Origem: Austrália
Dimensões e anilha: 10/11 cm – 2,00”




lDENTIFICAÇÃO SEXUAL:

O dimorfismo entre machos e fêmeas é praticamente inexistente, embora alguns machos possam apresentar as regiões do peito e pescoço mais escuras e a faixa peitoral ligeiramente mais larga, por estas diferenças não serem constantes, o sexo dos Bichenovs deve ser normalmente definido observando seu comportamento vocal, ou seja, machos cantam e fêmeas não.


CARACTERISTICAS SOCIAIS:

Os bichenov têm entre si um relacionamento extremamente sociável. É possível criar um casal ou um grupo pequeno numa gaiola ampla.
Não é muito sociável especialmente junto do ninho ou da alimentação, mesmo aves de maior porte não tem qualquer problema em atacá-las.

ALIMENTAÇÃO:

Mistura para pássaros exóticos, complementado de espigas de painço, papa de ovo, sementes germinadas e pequenas quantidades de alimentos verdes.
É imprescindível ter sempre grit e osso de choco como fontes de cálcio e sais minerais. Na época de criação devem ser administradas vitaminas A, B, C, D3 e E na água. Para além das vitaminas devemos de igual modo aumentar substancialmente o nível de proteína animal durante este período, para isso podemos dar-lhes insectos vivos, ou à falta destes uma boa papa de insectos.

CRIAÇÃO:

A criação é a parte a que qualquer pessoa dedica mais atenção e entusiasmo. A gaiola de criação deve ter 50 cm x 40 cm x 30 cm aproximadamente. O ninho ideal será em forma de caixa com abertura rectangular, uma vez que, não apreciam muito a escuridão. O material para o ninho deve ser composto por palhas e fibras de coco. A postura varia entre 4 e 6 ovos, sendo o período de incubação de 12 a 14 dias. Os filhos saem do ninho entre o 20º e o 23º dia. Reproduzem-se quase todo o ano (excepto no período da muda – meses de Julho e Agosto), mas recomenda-se 3 a 4 posturas por ano de modo a que a fêmea não fique debilitada. No caso de serem os próprios pais a criarem os filhos, é importante dar-lhes o máximo de sossego e atenção, poucas visitas ao ninho, sendo muito ariscos, corre-se o risco de abandonarem o choco com muita facilidade. Estas aves não devem ser sujeitas a temperaturas inferiores a 12º C.

Sem comentários:

Enviar um comentário